Harmonizar Vinho e Chocolate

A harmonização entre vinho e queijo já é um clássico. Agora vinho e chocolate quase não se ouve falar. No entanto, isso não significa que não possa ser feito.  

 

Combinar vinho com chocolate pode soar estranho, mas quando bem feito é uma experiência única. Se você é aventureiro e já experimentou vinho e chocolate, é provável que tenha encontrado dificuldade em fazer uma combinação que desse certo. Vinho e chocolate podem ser uma ótima ideia porque ambos são intensos. Ao mesmo tempo, a semelhança é o desafio para harmonizar. Por esse motivo, você deve procurar combinações de vinho e chocolate que realçam as diferenças para serem complementares.

 

Sabores complementares

Ao combinar vinho com chocolate, procure sabores complementares. Por exemplo, um vinho do porto encorpado combina bem com chocolate amargo, que tem um sabor marcante e que se mantém nas papilas gustativas. Um espumante branco mais leve ou rose combina bem com chocolate ao leite, que tem um sabor mais doce e cremoso.

Pense na intensidade do sabor do vinho qual você escolhe para que não fique sem sabor seu vinho.

 

Considere a doçura e a gordura: a doçura do chocolate interfere nos taninos do vinho podendo diminuir o sabor do vinho ou até anular o vinho, gordura do chocolate anula a papila gustativa então é necessário o vinho ter uma acidez para limpar a papila gustativa. 

 

Experimente diferentes combinações: A melhor maneira de encontrar a combinação perfeita de vinho e chocolate é por meio da experimentação. Tente combinar diferentes vinhos com diferentes tipos de chocolate e observe quais combinações funcionam bem.

 

Algumas combinações populares de vinho e chocolate incluem:

Chocolate ao leite com espumante Brut ou demi-sec (Branco ou Rose).

Chocolate amargo com Vinho do porto Tawny (de Preferencia) ou Ruby.

Chocolate branco com Chardonnay ou Porto Branco

 

O chocolate mais popular é ao Leite

 

Harmonizar com chocolate ao leite

De todos os chocolates, os chocolates ao leite variam mais em sabor, então prove seus chocolates primeiro. Eles têm sabores de nozes ou notas frutadas? Eles são equilibrados, com sabor principalmente de manteiga de cacau leitosa?

 

As melhores harmonizações de vinhos para chocolates ao leite balanceados são brancos doces ou Brancos mais ácidos. Pense em Porto Branco, vinhos de colheita tardia ou até mesmo em espumantes junto com sobremesas brancas.

 

Lembre-se, combinar vinho com chocolate é encontrar sabores complementares e experimentar para encontrar a combinação perfeita. Então pegue uma taça de vinho e uma barra de chocolate e comece a explorar!

 

Sommelier Daniel Souza Carneiro
05/04/2023
Pague com
  • Pix
  • Pagar.me V2
  • proxy-pagarme-v4
Selos
  • Site Seguro

MAS VINO ECOMMERCE E DISTRIBUICAO LTDA - CNPJ: 47.609.898/0001-63 © Todos os direitos reservados. 2024