Vinho Merlot: tudo o que você precisa saber

O Vinho Merlot é um dos preferidos dos apreciadores de um aroma intenso e sabor trufado de uvas frescas. Saiba mais sobre a bebida aqui.

O Vinho Merlot se popularizou na França, conquistou paladares internacionais e atualmente está entre os rótulos mais consumidos do mundo.

Você sabia que, segundo matéria publicada no Estadão, 36% da população adulta do país consome vinho regularmente?

A mesma publicação informa que desde 2021 houve uma mudança no perfil de exigência do consumidor, que passou a procurar por bebidas de melhor qualidade.

Um dos vinhos mais apreciados, seja pelos amantes da bebida ou por aqueles que estão buscando novas experiências em degustação, é o Merlot, afinal, ele é produzido com uma das uvas mais famosas do mundo.

Quer saber mais sobre um dos vinhos tintos mais populares do mundo? Continue a leitura!

Qual é a história do Vinho Merlot?

A história do Vinho Merlot começa em 1784, na cidade de Bordeaux, na França, com a produção de uma das mais conhecidas e consumidas uvas atualmente, a merlot. A fruta é descendente de outras duas da sua espécie, a cabernet franc e a cabernet sauvignon.

Uma teoria para a origem do nome Merlot é que o fruto quando maduro tem uma cor quase azulada, muito semelhante às penas de um pássaro da região francesa, o Merle ou Melro.

Atualmente, mais da metade dos vinhedos da região de Bordeaux é constituído de uvas merlot, sem contar que a sua produção já se popularizou e hoje a fruta é cultivada praticamente em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Explicamos a origem da fruta para dizer que o Vinho Merlot é uma categoria de vinhos, produzidos por vinícolas italianas, brasileiras, francesas, chilenas, espanholas e argentinas, a partir de uma das melhores e mais especiais uvas do mundo, a merlot.

Quais as principais características da uva? 

Entre as principais características da uva merlot, destacamos a sua coloração rubi claro.

Essa fruta é prevalente nas sub-regiões da margem direita de Bordeaux. E não é apenas na França que ela é produzida. Aqui no Brasil, por exemplo, essa é a principal uva que produzimos.

Para se ter uma ideia, na Denominação de Origem (D.O.) Vale dos Vinhedos, a uva que rege é a Merlot.

Essa fruta tem tinta refinada, tem a sua pele, ou casca, bem fina, além de se destacar por compor uma casta aromática e delicada.

Além disso, os cachos amadurecem de forma mais rápida que outras espécies, o que possibilita que eles sejam colhidos mais rapidamente. Assim, evitando que sofram os danos e prejuízos causados pelas chuvas e pelo clima, o que agrega valor à qualidade da fruta e ao vinho.

De forma geral, essas uvas garantem ao Vinho Merlot:

  • aroma intenso e, ao mesmo tempo, delicado de uvas frescas,
  • sabor frutado de frutas vermelhas,
  • acidez equilibrada,
  • textura aveludada,
  • tonalidade única e diferenciada.

Ela pode tanto compor vinhos blend como varietal

O Vinho Merlot blend é produzido em conjunto com outras castas, ou seja, outras uvas, como base. Já o varietal é elaborado especial e exclusivamente apenas com as uvas Merlot, sem a adição de outras castas.

Em relação à padronização, o Vinho Merlot é classificado em dois padrões básicos: o internacional e o francês.

Padrão internacional: a bebida é produzida com uvas colhidas um pouco mais tarde, após atingir o grau de maturação, e apresenta como resultado um vinho tinto com mais intensidade no seu aroma e na sua tonalidade.

Padrão francês: nesse caso, o Vinho Merlot é produzido com uvas colhidas no devido grau de maturação e o resultado é uma bebida mais fresca, de cor menos intensa, mais leve e ácida, e mais sabor de fruta.

Para você saber, as uvas merlot brasileiras estão entre as melhores do mundo e os vinhos produzidos aqui no nosso país obedecem ao padrão francês. Logo, os nossos vinhos tintos, na categoria Merlot, são mais frescos, leves e aromáticos.

Uma curiosidade bem interessante sobre essa fruta é que por anos ela foi confundida com a Carmenere no Chile. Outro fato curioso é que ela é a uva de um dos vinhos mais caros do mundo, o Chateau Petrus.

Harmonização com Vinho Merlot

Como já falamos, você vai encontrar o Vinho Merlot em versões mais encorpadas e outras mais leves. 

Os mais leves harmonizam facilmente com massas com molho de tomate, ou picantes, ou ainda de carne, como o tradicional à bolonhesa. Combina com risotos e até mesmo com a tradicional pizza. Você pode servi-lo também com queijos, experimente os cremosos.

O Vinho Merlot na versão mais encorpada é ideal para servir com pratos mais complexos, à base de carnes vermelhas ou de caça, ou ainda frango. Harmoniza muito deliciosamente também com queijos de cascas mais duras, entre eles o parmigiano ou cheddar.

Agora que você já conhece de perto o Vinho Merlot, que tal acessar nosso site e encontrar os mais diversos rótulos nacionais e internacionais dessa categoria de vinho, aqui na loja da Más Vino.

Marcos Paulo Soares Santos
11/11/2022
Pague com
  • Pix
  • Pagar.me V2
  • proxy-pagarme-v4
Selos
  • Site Seguro

MAS VINO ECOMMERCE E DISTRIBUICAO LTDA - CNPJ: 47.609.898/0001-63 © Todos os direitos reservados. 2024