Vinho para o verão: brancos e rosés

Para curtir a chegada do fim de ano, que tal encontrar um bom vinho para o verão? Saiba por que brancos e rosés são a melhor opção!

Conhecer um bom vinho para o verão pode ser o que você precisa para aproveitar a leveza e alegria dessa estação.

Os brancos e rosés já são marca registrada nos climas mais quentes, pois possuem características que os tornam uma opção leve e muito recomendada para quem procura um pouco de frescor.

Conhecer algumas características desses vinhos ajuda na harmonização durante as refeições e também pode trazer mais segurança no momento de escolher qual deles comprar para uma ocasião especial.

Continue a leitura e entenda por que os melhores tipos de vinho para o verão incluem os brancos e rosés!

Branco e rosé: os melhores tipos de vinho para o verão

Vinhos brancos e rosés são conhecidos pela sua leveza e frescor, o que os torna uma excelente opção de vinho para o verão.

Sua produção difere daquela destinada a outras categorias da bebida, como é o caso do vinho Merlot, que é tinto.

Embora todos passem por processos parecidos no que se refere à fermentação da uva, a maceração da fruta é o que provoca as diferenças entre cada um desses tipos.

Um contato prolongado entre a casca e a parte líquida da uva, constituída pelo suco e pela polpa, gera colorações mais intensas, enquanto um contato menor traz cores mais suaves para a bebida, como ocorre com o vinho branco e o rosé.

Além dessa característica, cada um deles apresenta particularidades que os tornam uma excelente opção de vinho para o verão.
 

Sobre o vinho branco

O vinho branco é caracterizado por ter uma cor menos intensa que os demais, podendo variar de um amarelo suave até colorações quase transparentes.

Sua produção pode ser feita tanto a partir das uvas usadas nos vinhos tintos, com um tempo reduzido de maceração, para que não seja pigmentado, quanto a partir das uvas verdes, que oferecem uma tonalidade mais suave.

Por se tratar de uma bebida leve e com uma acidez um pouco maior que a do vinho tinto, pode harmonizar muito bem com alimentos mais pesados e gordurosos, a exemplo das massas e pratos condimentados, como o curry.

Além disso, sendo um ótimo vinho para o verão, também acompanha sobremesas geladas e amanteigadas, como pudins e cremes, principalmente quando acompanhados por frutas.

Sobre o vinho rosé

O vinho rosé não tem uma coloração tão suave quanto a do branco, mas também não chega aos tons de um vinho tinto. Assim, tem uma tonalidade intermediária entre os dois tipos.

Sua produção pode ocorrer de algumas maneiras, sempre a partir das uvas usadas em vinhos tintos.

A maceração curta é uma das opções, mas também pode ser utilizada uma mistura de vinhos brancos e tintos, embora esse seja um método menos comum.

Por ser uma bebida leve e refrescante, costuma harmonizar muito bem com alimentos como pizzas e aperitivos fritos, pois também ajuda a equilibrar a gordura desses pratos.

Quem procura um bom vinho para o verão para aproveitar o litoral com uma grande variedade de frutos do mar também pode se surpreender com os rosés.

Para as sobremesas, os vinhos secos desse tipo harmonizam muito bem com pratos leves e refrescantes, como um sorbet ou torta à base de frutas.

Quer encontrar o vinho ideal para tornar cada momento ainda mais especial? Conte com a Más Vino!

Visite o site da loja e conheça as diversas opções disponíveis

 

Marcos Paulo Soares Santos
09/01/2023
Pague com
  • Pix
  • Pagar.me V2
  • proxy-pagarme-v4
Selos
  • Site Seguro

MAS VINO ECOMMERCE E DISTRIBUICAO LTDA - CNPJ: 47.609.898/0001-63 © Todos os direitos reservados. 2024